quarta-feira, 19 de maio de 2010

Ursap confirma uma morte por leptospirose em Cruzeta

Foi confirmada a morte de uma pessoa nas últimas semanas, no município de Cruzeta/RN, que fica situado a 219 km da capital, acometida de leptospirose. O agricultor José Batista dos Santos foi o segundo caso confirmado da doença na cidade.

Enquanto isso, profissionais da IV Unidade Regional de Saúde Pública estão realizando trabalhos educacionais junto a população como palestras para explicados detalhes sobre a doença.

A IV URSAP em Caicó, também confirmou que outras três pessoas estão acometidas da doença em Cruzeta. Um técnico disse que pelos menos esses casos foram identificados em tempo hábil, de modo que estão sendo tratados em Natal.

De acordo com a assessoria da SESAP, a situação está controlada. Nesta quinta-feira(20), será divulgado os resultados dos exames nas vítimas, e a partir dos diagnósticos, a secretaria se posicionará a respeito de novas medidas no município.

A área aonde foi identificada à presença de ratos com a doença é próxima do açude municipal. Ali está sendo feito trabalho de limpeza como a retirada de entulhos de lixo, matagais e pneus velhos, para afastar os ratos.

Leptospirose – A doença

A leptospirose, também chamada de Mal de Weil ou síndrome de Weil em seu quadro mais severo, é uma doença bacteriana que afeta seres humanos e animais e que pode ser fatal.

Como ocorre em várias outras doenças infecciosas, o quadro clínico da leptospirose varia muito de indivíduo para indivíduo. O paciente pode apresentar desde quase nenhum sintoma, até um quadro grave com risco de morte.

O período de incubação pode variar de 2 a 30 dias. A média é 10 dias de intervalo entre a contaminação e o início dos sintomas da leptospirose.

Mais de 75% dos pacientes apresentam febre alta com calafrios, dor de cabeça e dor muscular nos membros inferiores e principalmente na panturrilha,onde,o individuo não consegue se locomover pois a dor é intensa. 50% apresentam náuseas, vômitos e diarréia. Um achado típico da leptospirose é a hiperemia conjuntival (olhos acentuadamente avermelhados).

Outros sintomas possíveis incluem tosse, faringite, dor articular, dor abdominal, sinais de meningite, manchas pelo corpo e aumento dos linfonodos, baço e fígado.

Como os sintomas da leptospirose são semelhantes às de várias outras doenças febris, o dado mais importante para o seu diagnóstico é a exposição recente a situações de risco como enchentes ou contato com água de poços, fossas, bueiros e esgoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário