segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Jovem Jucurutuense que poderá conhecer a Casa Branca nos Estados Unidos está confiante na sua classificação

A nossa repórtagem conversou com a jovem Beatriz swellen santos silva, de 16 anos, aluna de Escola Estadual Newman Queiroz, que foi classificada entre os cinco estudantes do Estado do Rio Grande Norte, para concorrer com alunos de todo o país, na escolha de 20 embaixadores para conhecer a Casa Branca nos Estados Unidos.

Beatriz é filha Heiga dos santos e Marcos José da Silva(Falecido), a jovem estudante contou como foi os procedimentos para participar desta classificação, o namorado Herminio Pereira de Lucena, que a incentivou pois o mesmo é Embaixador e falou das viagens e o conhecimento que adquiriu.

Incentivada pelo namorado a jovem estudante viajou a natal para fazer provas na Secretaria Estadual de Educação em Natal, onde a semana passada para sua surpresa estaria classificada entre os cinco estudantes que será escolhidos entre os vinte para conhecer a Casa Branca nos Estados Unidos.

Quem for classificado na segunda etapa, vai fazer parte de um grupo de 20 jovens de diversos estados brasileiros que representarão o país nos EUA. A previsão é de que o resultado final saia no dia 15 de Outubro.

O nosso repórter Eronylson perguntou, você está feliz com essa classificação?

Beatriz : "Sim estou muito feliz, espero que eu possa fazer um bom trabalho como embaixadora e consiga ajudar muitas pessoas esperando atingir as expectativa do programa e tirar a imagem que nos brasileiro vivemos de festa.

Eronylson: O que você tem a dizer por ser escolhida entre os cinco estudantes do Rio Grande do Norte para participar da classificação final para conhecer a Casa Branca?

Beatriz : "É uma experiência ótima, não esperava chegar tão longe, espero que eu possa atingir as expectativas de todos".

Eronylson : Você tem algun agradecimento a fazer?

Beatriz : "Agradeço primeiramente a Deus e a boa educação que minha mãe sempre me deu, e também ao meu namorado que me apoia sempre".

O cronograma da seleção estabelece que em 8 de janeiro de 2010 os Jovens Embaixadores de todo o país embarcam para os EUA, regressando em 24 de janeiro. O programa preconiza que esses jovens serão transformados em embaixadores com o objetivo de O objetivo do programa é o fortalecimento dos vínculos de amizade, respeito e colaboração entre Estados Unidos e Brasil.

Na capital americana, eles serão recebidos pela primeira-dama Michelle Obama, ocasião em que ocorre o primeiro intercâmbio do conhecimento cultural. Depois passarão cinco dias envolvidos em várias atividades em Washington.

2 comentários:

  1. Saudações à vereadora Marli Maia e também à sua equipe de reportagem, responsável pelas principais notícias trazidas às pessoas através de seu blog.

    Gostaria de elogiar e agradecer pela matéria sobre a estudante Beatriz Swellen, visto que a mídia em geral muitas vezes propõe-se a mostrar o lado ruim das coisas e em meio a tantas mazelas, constantemente esquece de mostrar bons aspectos do nosso Brasil, como os jovens dedicados e comprometidos com um futuro promissor, tal como a aluna descrita na reportagem.

    Contudo, gostaria de fazer algumas resalvas sobre o Programa Jovens Embaixadores e também sobre a conduta estudantil da aluna Beatriz.

    De fato o programa leva jovens aos Estados Unidos, mas não somente para conhecer a Casa Branca; o joven selecionado vence a dura competição de mais de 150 concorrentes, no caso do RN, para participar de todo um mundo de intensivas atividades educacionais nos EUA juntamente com outros Jovens Embaixadores de outros estados, contando com a participação de autoridades da educação mundial e dos governos tanto dos EUA quanto do Brasil. Além disso, também têm uma missão importantíssima, que é a de mostrar o Brasil de uma forma diferente, por um ângulo nunca antes visto, promovendo uma troca cultural e melhorando a forma como nosso país é visto por aqueles que ainda não o entendem. O programa leva, anualmente, 35 jovens ao exterior, e não 20, como descrito acima; do RN é escolhido(a) apenas um(a) aluno(a) para representar o estado. A disputa é dentro do estado e não com alunos do país inteiro. Este último caso acontecerá se o(a) aluno(a), a partir da primeira experiência de ser embaixador(a)concorrer a outras bolsas que surgem com essa primeira vitória.

    Em segundo lugar, gostaria de dirigir-me aos leitores do blog para dizer e esclarecer bem que o incentivo às coisas boas é algo forte e importante para o crescimento de qualquer pessoa, mas de nada adianta se não houver força de vontade da própria pessoa. Ficamos muito felizes de ter mais uma candidata a representante de nossa terra nos Estados Unidos da América. É ótimo que a aluna Beatriz tenha unido o incentivo que recebeu à sua própria força de vontade, força essa que a levou a estudar duro e chegar a concorrer enfrentando o estado inteiro, provando assim o seu valor e a sua garra, visto que está entre os finalistas.

    Outra coisa que gostaria de frizar a respeito da reportagem, é que não são 5(cinco) dias, mas 3(três) semanas que esses jovens passarão nos EUA. O tempo será dividido pela metade - parte em Washington, parte na casa, escola, ect. de famílias americanas.

    A aluna Beatriz Swellen parece, como ela mesma anunciou, estar extremamente entusiasmada, e não é para menos. Gostaria de dizer por último que amigos, conhecidos e familiares torcem bastante por você e que a cidade em peso torcerá sempre por jovens que saibam usar suas forças empregando-as em bons caminhos.

    Mais uma vez, parabenizo a edição e a Vereadora Marli por seus noticiários contribuidores para a divulgação de nossa cidade.

    Respeitosamente

    Hermínio P. Lucena
    Jovem Embaixador RN 2008


    P.S.: O nome da mãe da candidata é "Heiga Santos", com H.

    ResponderExcluir
  2. A torcida é grande por você :)

    ResponderExcluir