Como resultado do encontro da bancada federal do RN com os prefeitos, algumas reuniões e eventos foram agendados para dar prosseguimento à pauta.
Uma reunião será realizada em Natal com o Ibama para tratar das multas aos municípios da bacia do rio Piranhas/Açu.
Henrique assumiu o compromisso de agendar para a próxima semana, em Brasília, uma reunião com o presidente do Ibama para tratar do assunto.As multas aplicadas pelo Ibama têm valor mínimo de R$ 50 mil por lixão e R$ 70 mil por matadouro.
O problema é que não pagando a multa, o município fica inadimplente e impedido de receber recursos federais.Um último item da pauta dos prefeitos mobilizou todos os parlamentares federais.
Trata-se da liberação dos recursos financeiros de contratos e emendas ao OGU de exercícios anteriores, além do empenho de emendas ao OGU 2009.
Parlamentares cobraram do Governo Federal o respeito ao orçamento aprovado pelo Congresso e a liberação dos recursos das emendas.
Henrique Alves afirmou que a bancada do PMDB na Câmara decidiu obstruir a votação de qualquer outra matéria antes que o Governo se pronuncie a respeito da liberação dos recursos das emendas.
Bancadas de partidos como o PP, PMN, PR e PSB também decidiram acompanhar a decisão do líder do PMDB na Câmara.
A atitude foi elogiada e vista como uma defesa dos interesses dos municípios.O presidente da Femurn, Benes Leocádio, elogiou a participação dos parlamentares federais do Estado e a disposição de ajudar os municípios, além da demonstração de apoio aos prefeitos.Benes elogiou também a participação dos prefeitos na reunião.
A Femurn divulgará o encaminhamento de outras providências sugeridas e defendidas na pauta de reivindicações. Todos os deputados federais e senadores presentes se comprometeram em defender a pauta da Femurn.
Nenhum comentário:
Postar um comentário