quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Vereadora Marli visita abrigo de idosos em Jucurutu





























Visitei o abrigo de idosos de jucurutu, um lugar em meio a solidão pessoas que contribuíram muito para formação dos seus filhos, fui recebida com muito carinho pelos idosos, inclusive um deles perguntou, quem era meus pais? e de repente... falou que conhecia meus avós e começamos a conversar, foram horas relembrando a juventude,os trabalhos, os pais, o casamento e os filhos... na conversa senti um vazio no semblante daquele senhor que demonstrava que sofria com a solidão, na mesma hora procurei distrai-lo com brincadeiras e até mesmo passando a mão em seus cabelos brancos.

Ainda no abrigo tive o prazer de conversar com Dona Leopoldina de 102 anos de idade essa senhora que está na foto de cabelos brancos.

Conversei com dois funcionários do abrigo, Fabiano Alves e Maria da Conceição e perguntei como funcionava aquela instituição? eles me falaram que o lar do idoso funciona com 16 quartos, 01 refeitório, 01 capela, 01 sala de recreação e uma enfermaria, quem coordena toda essa estrutura é Padre Erivan e Elimário.

São 14 idosos, para manter o abrigo 70% do salário de cada idoso é repassado para o abrigo e 30% para família, a igreja católica também tem ajudado bastante a essa entidade, os jipeiros todos anos participam do rally em Jucurutu trazem doações e alguns amigos também colaboram.

Olha gente ser idoso, é ter muita experiência, é poder dizer aquilo que pensa sem ser ignorado, é viver sem se preocupar com o dia seguinte, é ter direito a uma aposentadoria, é andar de ônibus sem pagar, é ter a certeza que não morreu jovem.

É..., ser idoso tem muitas vantagens, mais concerteza você não quer ser um.

Pois ser idoso é também é ... conviver com muitas doenças, é ser rejeitado pela família e pela sociedade.

É não ter direito de decidir pela sua própria vida, é ser condenado a solidão, visite e ajude o abrigo dos idosos dando atenção a esses seres humanos que fizeram história em nossa cidade.

2 comentários:

  1. fazia muito tempo que não via o abrigo pois moro fora por muito tempo,maria de cotinha,sempre tão carinhosa,muito bom colocar essas matérias,parabéns ao blog

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de agradecer e parabenizar a vereadora marli pela iniciativa de visitar o Lar do idoso e divulgar no seu blog; O Lar do idoso é um lugar esquecido pela sociedade jucurutuense de um modo geral, que muitas vezes desconhece a nossa realidade e as dificuldades que enfrentamos para manter esta instituição. Estamos aberto a visitas todos os dias das 7:30hs as 11:30hs e das 14:30hs até as 17:30hs.Esperamos que a sociedade e o poder público jucurutuense possa sempre nos ajudar a realizar melhorias em prol dos nossos idosos.
    Um grande abraço!

    Helimário Moreira
    Coordenador Técnico do Lar do idoso

    ResponderExcluir