terça-feira, 25 de agosto de 2009

Bancários do RN podem entrar em greve a partir de setembro


Os bancários do RN podem entrar em greve em setembro, menos de um ano após a última paralisação. Dia 14 de agosto o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários do Estado (Seeb/RN) promoveu atos de protesto em agências de Natal e lançou publicamente a Campanha Salarial 2009, que reinvidica melhores condições de trabalho.

Já o diretor do Sindicato Marcos Tinôco entregou as reivindicações do Movimento Nacional de Oposição Bancária (MNOB) na sede da Fenaban, em São Paulo, no último dia 17. Após a entrega das reinvidicações haverão três rodadas de negociações em São Paulo.

A primeira rodada será sobre emprego, no próximo dia 27. A rodada sobre remuneração e cláusulas econômicas está marcada para o próximo dia 2 de setembro.

E a rodada sobre saúde, condições de trabalho e cláusulas sociais ocorrerá no dia 9 de setembro. O reajuste pedido pelos bancários do Rio Grande do Norte é de 30%. Além disso, os trabalhadores pedem 25% de Participação nos Lucros e Resultados (PLR), distribuídos linearmente, isonomia de direitos entre cargos iguais e a convocação imediata de novos funcionários, para agilizar os serviços prestados nas agências e evitar o acúmulo de funções. Segundo Juvêncio Hemetério, diretor financeiro do sindicato, "O Banco do Brasil divulgou recentemente um aumento nos lucros em 0,6%, em relação ao primeiro semestre do ano passado. Então, mesmo com a crise, percebemos que a empresa vai muito bem, obrigado".

Ele ainda afirma que baseado nestes e outros dados, não há motivo para não haver aumento nem novas contratações e acredita que haverá greve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário