terça-feira, 25 de agosto de 2009

CURIOSIDADE : Peixe Agulhão-Vela o mais rápido do Brasil e do Mundo


O peixe agulhão-vela como o “Peixe Mais Rápido” do Brasil e do mundo, chegando a nadar a uma velocidade de 115 km/h.
O Istiophorus albicans, nome científico do agulhão-vela, é um peixe bem diferente com um grande bico parecendo uma agulha, uma barbatana dorsal dupla que parece uma vela, um corpo que pode chegar a 3,4 metros de comprimento e pesar 90 quilos.

Têm escamas muito pequenas e uma coloração do dorso azul escura, com flancos e ventre prateados, com faixas verticais ou séries verticais de pintas claras, a nadadeira tem cor escura.
O agulhão-vela é um peixe migratório que ocorre em águas tropicais, subtropicais e temperadas do Oceano Atlântico e Mediterrâneo, aparece praticamente em todo o litoral brasileiro.

Vive desde a superfície das águas até maiores profundidades, mas prefere as camadas mais de água mais quentes e podem chegar até bem perto da faixa de área litorânea. Apresentam hábitos solitários ou vivem em pequenos grupos de três a 30 indivíduos.

A alimentação do agulhão-vela é constituída de vários organismos, peixes oceânicos, dourados, atuns, peixe voador, lulas, polvos, crustáceos. Para evitar predadores levanta a nadadeira dorsal, é um grande lutador e pode dar saltos espetaculares.

2 comentários: